quarta-feira, 27 de julho de 2011

Prevenir é o melhor remédio

Esse é um conselho antigo: prevenir é o melhor remédio. E sem dúvida e ainda mais quando se trata de acidentes. Antes de executar qualquer atividade é preciso avaliar os riscos, e se engana quem acha que risco é apenas no canteiro de obras.


Em todo lugar corremos risco de sofrer acidente, para verificar isso basta recorrer aos casos domésticos, ou mesmo os ambientes urbanos que estão cheios deles. Onde existe ação lá esta o risco. O risco de acontecer algo errado, de algo sair do controle, o risco de alguma ação não prevista ocorrer e desencadear uma série de avaria e ocasionar acidentes.


Por isso prevenir é importante, e quanto mais analisarmos mais cuidados tomaremos e mais longe do perigo estaremos. Uma análise de risco deve ser avaliada em grupo com a participação de toda equipe, deve ser discutida com os executantes, só assim, ela cumprirá o papel prevencionista.



sábado, 23 de julho de 2011

Cuidados básicos com os equipamentos de segurança

Os equipamentos de proteção individual são responsáveis pela segurança do trabalhador juntamente com os de proteção coletiva, sobretudo a conduta prevencionista. Para obter um bom desempenho dos EPIs devemos tomar certos cuidados, mantendo-os limpos e bem conservados.


Com certas atitudes higiênicas e cuidados podemos prevenir danos à nossa saúde como contaminação por meios de microorganismos ou produtos tóxicos.


Falarei aqui sobre algumas dicas simples de como manter bons hábitos de higiene e dessa forma garantir a eficiência de seu EPI.


Capacete – observe sempre a carneira do capacete, ela deve estar devidamente encaixada para proporcionar proteção ao usuário, é importante também mantê-las limpas, embora muitas vezes a contaminação por pó em área industrial torna difícil essa tarefa. Caso a carneira apresente algum defeito troque as imediatamente. Outro ponto importante é a regulagem da carneira, isso às vezes previne desconforto em caso de aperto excessivo, pois causa má circulação na área da cabeça pode se transformar em dores e desconforto. Obtenha sempre uma regulagem onde o capacete não esteja nem tão apertado e nem tão afrouxado a ponto de não proporcionar a proteção adequada.

Jugular - a função do jugular é manter o capacete na cabeça, sendo assim eles devem estar ajustados.

Óculos – utilize apenas óculos de segurança. Alguns indivíduos insistem em adquirir óculos de origem duvidosa e sem o CA e dessa forma passam despercebido por parecer com os óculos de segurança. É importante que os óculos tenham o CA, pois somente assim saberemos que o mesmo é capaz de proporcionar segurança ao usuário.
Em locais com iluminação deficiente é importante que utilizemos óculos incolor, descartando os óculos escuros e deixando o uso do mesmo apenas em ambiente aberto.
Faça inspeção nos óculos e veja se eles possuem uma boa visibilidade, arranhões são indícios que eles precisam ser trocados, lave-os sempre com água e sabão e deixe secar.

Protetor auricular – para os protetores tipo plug, mantenha-os sempre limpos, de preferência lave no final de cada expediente com água e sabão neutro e deixe secar, essa prática previne infecção no ouvido por meio de contaminação que eventualmente pode acontecer com o mau uso do protetor auricular.
Marque o protetor do ouvido esquerdo e direita e cuide para que não ocorra a troca entre os protetores, isso previne em caso de haver contaminação em um dos ouvidos para não passar para o outro.
Os protetores tipo concha embora sejam mais fáceis de cuidar precisam de atenção, pois alguns possuem molas e essas molas devem ser guardadas sempre descansadas quando estão em desuso. É importante também observar as espumas que fazem o isolamento acústico, essas devem estar em perfeito estado para garantir eficiência.

Luvas – as luvas são de uso individual, elas devem ser mantidas sempre secas, a umidade pode facilitar o aparecimento de bactérias fungos e diversos tipos de microorganismos que são prejudiciais à saúde. Outro cuidado que devemos ter com as luvas é observar bem seu interior antes de usar, alguns bichos podem se esconder dentro delas e sem que percebamos podemos levar picadas.

Cintos de segurança – Os cintos também merecem atenção especial e devemos fazer uma inspeção visual sempre antes de usar, eles devem ser devidamente ajustados ao corpo. Mantenha uma atenção especial aos talabartes verificando sempre os mosquetões e em caso de irregularidade devem ser trocados imediatamente.


Essas são as dicas dos principais Equipamentos exigidos, existe uma quantidade enorme de outros EPI’s que faria essa lista crescer e muito. É interessante dar uma olhada nas recomendações técnicas, observe a validade do CA, lembrando que o fornecimento do EPI é de responsabilidade da empresa (NR6.3) e o cuidado e conservação é do funcionário (NR 6.7.1).





domingo, 17 de julho de 2011

Organização e limpeza de canteiro

Todos sabem que um ambiente organizado e limpo é fundamental para o bom rendimento no trabalho. Alem de trazer bem estar a quem trabalha a organização e limpeza do local de trabalho evita consideravelmente o fator de riscos de acidente.


Quando o canteiro de obra está devidamente organizado as pessoas circulam livremente e há visibilidade melhor das condições adversas facilitando assim uma analise bem elaborada dos riscos que porventura possa ocorrer. 


Um ambiente de trabalho limpo traz o beneficio de melhores condições de trabalho e um dos mecanismos de se manter o ambiente de trabalho limpo é realizando uma coleta seletiva, destinando cada tipo de lixo para seu devido lugar. Alem da coleta seletiva o canteiro deve estabelecer lugar para cada tipo de ferramenta bem como o lugar certo de cada atividade, impedindo assim que se façam tudo em todo lugar.


A disciplina é uma aliada para a organização, todo trabalho de organização de um canteiro de obra deve ser feito em equipe para incentivar os demais membros a se importar com seu local de trabalho.


Como cada um pode ajudar na organização e limpeza? Simples!

  • Faça a coleta seletiva, evite jogar lixo em local inapropriado.


  • Ao ver algum material ou ferramenta em local impróprio encaminhe para o local adequado.


  • Evite deixar sobra de material em qualquer lugar, destine para uma área especifica.


  • Materiais orgânicos devem ser tratados com cuidado, pois a decomposição é rápida, o que pode atrair bichos alem de produzir mau cheiro, portanto evite a concentração dos mesmos no canteiro de obra.



Mantenha seu ambiente de trabalho limpo e organizado e se beneficie com as melhores condições que isso poderá oferecer.




sábado, 9 de julho de 2011

CRMG realiza curso de análise de acidente de trabalho

A Fundacentro – Centro Regional de Minas Gerais (CRMG) realiza, nos meses de julho e agosto de 2011, o curso de “Análise de acidente de trabalho”.O objetivo é contribuir para a capacitação de profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) com relação às concepções contemporâneas e à ampliação do perímetro de análise de acidentes de trabalho.

O encontro é direcionado a profissionais de níveis médio e superior da área de SST de empresas privadas e estatais, de qualquer atividade econômica - incluindo o setor rural - saúde, comércio, serviços, transporte/trânsito. Poderão participar também líderes sindicais e alunos de cursos técnicos de segurança do trabalho.

Os docentes serão os pesquisadores e engenheiros de produção do CRMG, Eugênio Hatem Diniz e Eduardo Diniz Fonseca.

Os alunos serão divididos em dois grupos, conforme as datas estabelecidas. A Turma I será dia 18 e 19 de julho, e a Turma II em 8 e 9 de agosto, das 8h às 18h, com intervalo das 12h às 14h. Caso precise se ausentar, o aluno não poderá repor aula no horário do outro grupo, salvo se houver vaga disponível.

As vagas são limitadas: 35 por turma. Interessados devem enviar as informações contidas na ficha de inscrição no corpo do email para: crmg@fundacentro.gov.br.

Os certificados serão entregues no término do curso aos participantes que obtiveram 100% de frequência.

Para explicações sobre material didático e conteúdo programático clique aqui. Mais informações pelo telefone: (31) 3273-3766.



segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dicas para DDS

Muito se fala no Canteiro de Obras sobre o DDS (Diálogo Diário de Segurança) e como o mesmo é ferramenta de extrema importância na prevenção contra acidentes de trabalho, mas poucos dão importância ao que é dito ou a qualidade do que é dito em um DDS.


Todos os dias antes de iniciar as atividades é importante que a equipe se integre e faça reflexões sobre temas relevantes de segurança do trabalho. Na medida em que os temas vão criando discussões dentro do grupo abre se espaços para novas idéias, correção de falhas e até mesmo o objetivo máximo que é a conscientização.


Pensando em melhorar a qualidade dos DDS elaborei algumas dicas para se fazer um DDS eficaz nas empresas.



  1. Pense no ramo da sua empresa – Qual a principal atividade de sua empresa? Fale sobre isso sempre, busque assuntos relacionados à atividade principal, isso envolve os demais profissionais fazendo com que os mesmos se interessem e participem mais.
  2. Ao se deparar com uma não conformidade divulgue no DDS, mas seja cauteloso e faça a divulgação de forma que não acuse ninguém, busque solução ao invés de acusar. Ninguém gosta de ser acusado, portanto fale da não conformidade conscientizado os demais.
  3. Seja democrático! DDS é onde todos têm vez e voz, ali não é espaço pra se praticar a hierarquia da empresa. Ouça a opinião alheia promova discussão inteligente, e quando perceber que o mesmo está tomando rumo não democrático guie para um ambiente mais civilizado.
  4. Procure ajuda, busque outros profissionais da área de segurança ou até mesmo quem não é da área de segurança. Chame os lideres de sua empresa pra falar de determinado assunto, mas deixe que eles escolham o tema. Chame aqueles funcionários que tem mais disposição pra falar em público e dê espaço pra eles, uma dica seria manter um dia da semana pra envolver alguém da turma. Chame outros técnicos de segurança de outras empresas ou empresas parceiras da sua. Nesse caso, como algumas obras muitas empresas se relacionam entre si, podem praticar o chamado DDSão, onde todas as empresas se reúnem pra fazer um DDS único num determinado dia da semana.
  5. Ilustre desenhe! Traga material ilustrativo para o DDS. Cartilhas, artigos de jornal são muito bem vindo também.
  6. Campanhas de segurança – Promova campanhas de segurança, faça de tempos em tempos algum tipo de campanha que chame a atenção e promova a conscientização. É importante aqui dizer que as campanhas podem fazer algum tipo de premiação, mas deixe bem claro que o objetivo maior das campanhas é trazer o bem estar no ambiente de trabalho e promover a integração da equipe.
  7. Estipule prazo de duração. O ideal é fazer reuniões rápidas e objetivas sendo 10 minutos mais que suficiente, caso o tema gere muita discussão chame os envolvidos e peça algumas sugestões para que possam ser discutidos em outro DDS e caso for preciso envolva a CIPA, os lideres da empresa e promova uma reunião para discutir o caso que esta gerando polêmica.
  8. Por ultimo e não menos importante – DDS é lugar de discutir SEGURANÇA do trabalho. Crie regras, é complicado proibir outros assuntos fora dessa proposta, mas seja criterioso ao escolher o tema. Assuntos relacionados à RH, produção é bom que seja tratado à parte, caso não seja possível deixe esses assuntos para o final, tratando antes dos assuntos de segurança do trabalho.




Lembrando sempre que DDS é de responsabilidade de todos e não apenas de técnico de segurança, devendo o técnico apenas conduzir os temas e envolver a equipe promovendo um ambiente propício à discussão saudável.


Oferta de emprego



Transpetro abre 322 vagas para oficiais da Marinha Mercante com salário a partir de R$ 7.964,11

http://www.administradores.com.br/informe-se/oportunidades/transpetro-abre-322-vagas-para-oficiais-da-marinha-mercante-com-salario-a-partir-de-r-7-964-11/52567/





Unicamp inscreve profissionais para atuar na área administrativa até sexta-feira (24-02-12)

As remunerações iniciais são de R$1.939,25 (nível médio) e R$ 3.656,82 (nível superior)

http://www.administradores.com.br/informe-se/oportunidades/unicamp-inscreve-profissionais-para-atuar-na-area-administrativa-ate-sexta-feira/52585/